Encerrando as comemorações da Semana da Água, exatamente na data em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio do Departamento de Planejamento Ambiental, promoveu, na manhã desta quinta-feira (22), ciclo de palestras e atividades culturais debatendo os desafios na preservação dos recursos hídricos.
O auditório da Prefeitura de Contagem recebeu o evento e mais uma vez estava repleto de ambientalistas, estudantes, técnicos e do público em geral, todos buscando aprimorar os conhecimentos sobre o tema. O evento foi conduzido pelo diretor de Planejamento Ambiental, Eric Machado.
Na oportunidade o secretário-adjunto de Meio Ambiente, José Roberto Garbazza, que esteve em Brasília representando a cidade no Fórum Mundial da Água, lembrou a importância da preservação da água. “Temos que agir com muita responsabilidade no que tange aos recursos hídricos. Estive agora em um encontro da UNESCO que, não por acaso, pelo quinto ano consecutivo, promove este fórum onde o assunto é a água. Daí , podemos ver a importância que o mundo está dando ao tema e temos que avançar nesse sentido aqui também”, comentou.
A administradora Regional Várzea das Flores, Kátia Bordoni, exaltou o trabalho em conjunto pela preservação. “Temos aqui a presença de vários técnicos, lideranças comunitárias, professores, grupos de mobilização. O sucesso de muitas ações que conseguimos é mérito de todos”, disse.
Após a abertura, foi a vez de um momento cultural, de cunho ambiental, com a apresentação da música “Contagem das Nascentes”, de autoria do educador ambiental Geraldo Amâncio, e dos técnicos Pedro Cavalcante e Roberto da Silva Souza, que foi cantada em coro pela plateia. Após, houve a apresentação da música “Amigo da Água”, de autoria de Geraldo Amâncio.
A intervenção musical serviu como abertura para a primeira palestra da manhã “Água: o que temos feito com ela?”, proferida por Claus Roberto Alves e Juliana Maria de Carvalho, respectivamente técnico de meio ambiente e pedagoga do setor de Atuação Socioambiental da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), um grande parceiro das ações promovidas pela Semas.
Na sequência, foi apresentado o documentário “Contagem das Nascentes”, de autoria do líder comunitário do bairro Tupã e fotógrafo, Gilmar Batista Pereira, que retratou algumas expedições da equipe da Semas na atividade de cadastramento de nascentes.
O evento foi encerrado com a palestra “Patrimônio Hídrico Urbano: conhecer e preservar”, proferida por Rodrigo Ádamo, geógrafo técnico da Prefeitura de Belo Horizonte. Na ocasião, Rodrigo ressaltou os desafios enfrentados por aqueles que trabalham em consonância com a legislação ambiental, pois, na maioria das vezes, acabam sendo “derrotados” pelo poder econômico.
Além disso, Rodrigo falou sobre a sua experiência na identificação de nascentes e no cadastramento das mesmas, ele contou que o trabalho desenvolvido por ele e demais membros da equipe, foram catalogadas 1.391 nascentes. Mesmo com o número expressivo, o geógrafo fez questão e parabenizar Contagem pela implementação do programa “Contagem das Nascentes”, referência para muitos municípios, que esta semana cadastrou a 100ª nascente dentro do projeto.